domingo, 1 de setembro de 2013

Serra da Estrela

Lembro-me da primeira vez que fui à Serra da Estrela. Com um sorriso na cara, feliz da vida andava dentro de um saco para cima e para baixo a fazer acrobacias na neve....estava a Serra com o seu manto branco por cima. Alguns anos depois (à duas semanas atrás) volto lá e posso dizer que fiquei feliz pelo que vi...paisagens lindas e cheiros característicos daquele arvoredo todo, tirando as alturas, era coisa para se fazer algumas vezes, o ar fresco que se faz sentir lá em cima é fantástico em tempos de muito calor...hoje voltei lá...e posso dizer que fiquei tão triste pelo que vi, o que era verde deu lugar ao preto e a um cheiro de queimado horrível, uns dias depois do fogo ser extinto na totalidade ainda permanece no ar aquele cheiro, aquele ambiente pesado de horas de sofrimento ali vivido por bombeiros e habitantes de algumas zonas. Fiquei de queixo caído, mesmo. Aquele ar de tristeza da Serra, manchada de preto, coberta por restos de árvores queimadas e outras tantas coisas. São visões que nunca se querem ter e quando se têm pergunta-se o porquê, o porquê de atearem fogo a algo que é de todos nós, que faz parte de nós. Não percebo, não percebo mesmo!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário