segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Opiniões diversas sobre um tema, INEM!!!

Hoje vi uma noticia que me deixou um pouco triste e a pensar o porquê das pessoas só verem o que querem ver e com isto tudo não estou a dizer que a senhora em questão da entrevista não tinha/têm razão para o descontentamento, tem o direito de reclamar se achar que há razões para isso!!! A senhora de quem estou a falar é a viúva do maestro Correia Martins, numa semana já é a segunda vez que vejo uma entrevista da senhora...o marido faleceu á três anos de ataque cardiaco por negligência do INEM (segundo a senhora) e se o socorro tivesse chegado a horas e o senhor tivesse falecido na mesma? De quem era a culpa??? Quantas vezes eles salvam pessoas e ninguém diz nada, ninguém dá uma palmada nas costas e dá os parabéns pelo excelente trabalho prestado, pelo esforço que muitas vezes torna-se exaustivo, muitas vezes eles colocam a vida deles em risco para salvar alguém e nunca se vê entrevistas a homenagear aqueles que são os nossos heróis, sejam eles do INEM ou bombeiros. O meu irmão foi bombeiro profissional muito tempo e viu falecer muita gente nos seus braços e pensam o quê? Que ele nunca sofreu com isso? Claro que sofreu e continua a sofrer porque são coisas que não se esquecem só porque sim, só porque se faz click et vóila, fugiram os pensamentos maus. Mas ele também salvou muitas pessoas, com vários tipos de problemas de saúde. A mim inclusive!!!
Consigo perceber que a demora seja veridica, que ah casos extremos e muitas vidas estejam em risco, alguns morrem, mas muitos são salvos em poucos minutos, ah casos que não se conseguem salvar porque o ataque cardiaco, a comichão, a dor de dentes...o que quer que seja não tem volta e por muito rápidos que eles sejam nunca vão chegar a tempo mesmo que demorem um escassos 2 minutos!!! Com isto tudo eu não estou a dizer que eles não erram, erram, claro, mas todos erramos e errar é humano e não é por eles serem "responsáveis" pela nossa vida que não têm dessas coisas na sua carreira e também sei que eles não são pagos para errar e que têm que fazer tudo certinho, mas em todas as profissões existem erros, mesmo naquelas que parecem super fáceis de exercer...eles são humanos e podem errar, mesmo que nós olhemos para isso de lado e com o nariz torcido!
Há quatro anos atrás tive um problema cardiaco grave e posso dizer que estive a bater as botas, no meio de uma correria com a minha irmã cai para o lado e tive uma paragem cardio respiratória juntamente com mais três ameaças, valeu-me o que ela sabia de ter sido socorrista em Espanha. O socorro foi pedido e não tardou (não me lembro de nada, só sei o que contaram nos dias seguintes) incluindo o INEM, lembro-me de ver um médico e dois enfermeiros quando abri os olhos e voltei a apagar e quando acordei já estava no hospital ligada a uma máquina cheia de fios por tudo o que era sitio. Até hoje lembro-me da cara daquele homem ali ah minha frente de bata branca com um sorriso nos lábios por eu ter acordado e ter dito o meu nome. Um dia posso vir a ter uma opinião negativa se se passar alguma coisa, mas o que eu infelizmente vivi pessoalmente faz-me pensar sempre neste assunto com gratidão porque foram os meus anjos da guarda.
Desabafo grande mas que fez milagres em minha pessoa :-)

Sem comentários:

Enviar um comentário